segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Folha da Manhã: um exemplo de como se faz um jornalismo marrom!
Pegue o jornal deste sábado e veja como a partir de uma mentira, respondida à altura, um jornal, transforma seu engodo num carnaval.

Dizer que o assunto do IFF “tomou conta da internet” mesmo que o jornal deseje dar ao blog e a outro, que repercutiu a questão, uma importância que ele não assume, o fato ajuda a comprovar o exagero aspirado na falta de senso que vem regendo o jornal Folha da Manhã.

O fato: o investimento que o IFF, enquanto instituição responsável há cem anos por formação profissional na região, faz no município de São João da Barra já há sete anos, que, por conta dos projetos macro de empreendimentos que lá estão aportando, justificou a nomeação de um diretor de departamento que está cuidando do planejamento desta ampliação da parceria com a prefeitura, para a implantação de novos cursos técnicos com mais vagas e matrículas para toda aquela população. O jornal, ao inverso, disse que havia sido nomeado um “diretor de pedra fundamental”.

Desmentido com fotos, clips de notícias e outras provas, além da exposição clara que até um jornal míope poderia, se quisesse enxergar, dos projetos de investimentos que estão a todo o momento sendo anunciados, o jornal, cria uma nuvem embaraçada de versões e depoimentos que não conseguem se contrapor à evidência. Portanto não há polêmica, há sim mentiras repercutidas. Ouvidos diferentes interlocutores, bom que se compare a credibilidade deles. Sobre o que está sendo feito lá no municípo de São João da Barra pelo IFF, quem pode dizer é a população, os alunos, os ex-alunos e os gestores locais que demandam a presença do IFF para novos projetos, cursos e parcerias.

Não adianta tentarem distorcer os fatos comentando que a reação e o questionamento à mentira da Folha e um de seus blogueiros é desproporcional, ou que seria mesmo uma aversão às críticas. Esta seria, se o fato trazido à tona fosse sobre a gestão, sobre seus resultados, sobre métodos, etc.

A notícia inverídica é que um diretor que também cuida de outros projetos, além da gestão do Núcleo em funcionamento e da implanatação do futuro campus em São João da Barra nada mais teria a fazer. Isto é uma mentira e está comprovada. Tudo o mais é tergiversação.

Volto a repetir a Folha da Manhã mente, deturpa e tenta confundir. Escolhe trechos de entrevistas e citações na internet para construir suas versões.

Agora pergunto a você que ainda usa o seu tempo para ler este jornal: o que se pode acreditar das informações veiculadas por ele? Que crédito pode ter por trás de suas notícias? O que é informação, o que é interesse e o que é negócio? Negócios que, aliás, estão sendo apurados, junto da Operação Telhado de Vidro do período de relacionamento estreito com Mocaiber.

Em busca de credibilidade e do espaço lhe tirado pela Rede Blog em toda a região, cooptou quem pudesse lhe ajudar. Com cada vez menos leitores e assinantes, teve que vir para a rede e para os blogs. Agora tenta detonar os blogs independentes e precursores do instrumento na região, na vã e infantil expectativa, de voltar a ser hegemônico na planície. Mais que isto, passou a processar os blogueiros com pedidos de milionárias e descabidas indenizações em vários processos judiciais.

Não conseguindo conter com as ameaças e pedidos de censura, o crescimento dos blogs independentes, criou dezenas deles sob sua tutela, numa nova e pueril ilusão de que, a multiplicidade deles tiraria de alguns o prestígio e a credibilidade construídas com o trabalho e as opiniões claras, livres e permanentemente expostas ao debate e respeito ao contraditório.

Assim, continua sua sanha de dar espaço a todos que lhe possa, ajudar a inventar mentiras, deturpar e confundir fatos e misturar versões no propósito de continuar a tirar o seu dinheiro.

O momento é oportuno para você que ainda anuncia neste veículo se questionar se o dinheiro gasto é compatível com os resultados desta sua decisão. Confira a vendagem nas bancas e o número de assinaturas deste jornal. Faça a curva dela ao longo do tempo, veja se ela é ascendente ou descendente, mas não acredite nos números que lhe passam, porque eles são iguais a esta matéria que o blog está aqui desmascarando. Peça para ver pessoalmente a quantidade de jornais que diariamente sai da gráfica. Pergunte diretamente ao pessoal da gráfica que eles lhe passarão os verdadeiros números. Assim você poderá ver que seus anúncios deveriam custar pelo menos ter valores cinco vezes menores, na ilusão de que ele poderia estar sendo lido por determinada quantidade de pessoas. Fora isto, se pergunte se vale à pena misturar o seu negócio, construído ao longo de anos com trabalho árduo, ao deste que vive a fabricar notícias e versões.

Os que acompanham este blog sabem que normalmente não é este o tom que dá ao debate que por aqui se dispõe a fazer, mas saibam todos e todas, que depois de muito conversar e refletir, o blog decidiu ir a fundo nesta luta (como outros blogs independentes fazem a nível nacional) e dela não arredará um centímetro, usando como instrumento deste embate, este espaço que construiu exatamente para ajudar a ter independência de defender a liberdade de opinião, a liberdade de informação, mas, acima de tudo, a necessidade e o desejo de ver nossa cidade e região livres de todos que lhe achacam. O blog agradece a todos que estão se manifestando e se posicionando nesta luta. Sigamos em frente!

Fonte: Blog do Roberto Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário