
No seu blog Fernando Peregrino publica esta tabela, do site Transparência Brasil, que mostra os repasses de verbas federais aos estados, comparando 2006 com 2009.
Observem bem que a tão enaltecida parceria com Lula, que Cabral repete a toda a hora, não rendeu para o Rio nem perto do que deveria. Mas a culpa, é bom que se diga, é de Cabral que não tem projetos.
Qual o projeto, programa ou obra de grande porte que Cabral fez ou anunciou em quase 4 anos? Além das UPPs e das UPAs, e das obras do PAC com recursos federais, nada mais aconteceu. Isso é público e notório.
Os dados oficiais não deixam dúvidas: de todas as unidades da federação, o Rio de Janeiro foi onde houve menor crescimento de repasses. Até São Paulo, Paraná e o Distrito Federal governados pela Oposição tiveram um aumento de repasses muito maior que o do Rio (de apenas 17,7%). O aumento de repasses para os estados. em média cresceu 44%, portanto ficamos bem abaixo.
Se vocês compararem com o último ano de Rosinha, vão constatar que o aumento de repasses, se colocarmos a inflação em cima, mais o aumento da arrecadação que gerou repasses automáticos maiores, se refere às obras do PAC. Por mais que Lula quisesse ajudar Cabral, por falta de projetos o Rio não conseguiu mais nada. Essa realidade a imprensa não tem coragem de mostrar à população.
Aliás, não custa lembrar que o Índice de Transparência nas Contas, da ONG Contas Abertas divulgado há cerca de dois meses (reprodução abaixo), mostra que o Rio é um péssimo exemplo. Confiram abaixo, que até no Maranhão, dos Sarney, as contas e gastos públicos hoje, são mais transparentes do que no Rio de Janeiro. Que tristeza!
Fonte: Blog do Garotinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário