terça-feira, 26 de outubro de 2010





No seu blog Fernando Peregrino publica esta tabela, do site Transparência Brasil, que mostra os repasses de verbas federais aos estados, comparando 2006 com 2009.

Observem bem que a tão enaltecida parceria com Lula, que Cabral repete a toda a hora, não rendeu para o Rio nem perto do que deveria. Mas a culpa, é bom que se diga, é de Cabral que não tem projetos.

Qual o projeto, programa ou obra de grande porte que Cabral fez ou anunciou em quase 4 anos? Além das UPPs e das UPAs, e das obras do PAC com recursos federais, nada mais aconteceu. Isso é público e notório.

Os dados oficiais não deixam dúvidas: de todas as unidades da federação, o Rio de Janeiro foi onde houve menor crescimento de repasses. Até São Paulo, Paraná e o Distrito Federal governados pela Oposição tiveram um aumento de repasses muito maior que o do Rio (de apenas 17,7%). O aumento de repasses para os estados. em média cresceu 44%, portanto ficamos bem abaixo.

Se vocês compararem com o último ano de Rosinha, vão constatar que o aumento de repasses, se colocarmos a inflação em cima, mais o aumento da arrecadação que gerou repasses automáticos maiores, se refere às obras do PAC. Por mais que Lula quisesse ajudar Cabral, por falta de projetos o Rio não conseguiu mais nada. Essa realidade a imprensa não tem coragem de mostrar à população.

Aliás, não custa lembrar que o Índice de Transparência nas Contas, da ONG Contas Abertas divulgado há cerca de dois meses (reprodução abaixo), mostra que o Rio é um péssimo exemplo. Confiram abaixo, que até no Maranhão, dos Sarney, as contas e gastos públicos hoje, são mais transparentes do que no Rio de Janeiro. Que tristeza!

Fonte: Blog do Garotinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário