segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DISPARAM OS FURTOS NA CAPITAL-RIO! DESINTEGRA O POLICIAMENTO OSTENSIVO!

1. O ISP -instituto de segurança pública- divulgou os dados de criminalidade de agosto de 2010. O que espanta é o numero de furtos: 8001 no mês. Na média mensal de 2006 -último ano do governo anterior- foram 6231. Portanto, um crescimento neste atual governo de 28%. Um crescimento impressionante, que só faz confirmar que o policiamento ostensivo nas ruas está em processo de desintegração. Os arrastões são prova disso.

2. Lembre-se que os furtos registrados são mais ou menos 1/3 dos ocorridos, conforme as pesquisas de vitimização. Ninguém vai à delegacia dar queixa que roubaram o relógio, a bolsa sem documentos, um dinheiro na mão, a patinete...

* * *

CRIMES NO RJ: IMPUNIDADE MOSTRA FALÊNCIA DA INVESTIGAÇÃO!

(Globo, 24) 1. A pequena eficiência da polícia e o grande número de registros de roubos e homicídios são fatores que podem explicar o grau de impunidade no Estado do Rio. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa inédita dos sociólogos Ignácio Cano e Thais Lemos Duarte, da UERJ. Depois de analisarem centenas de registros de ocorrência de roubos (mais de 900 mil) e homicídios (mais de 46 mil) feitos, nas delegacias do estado, eles foram à Justiça buscar os resultados. E encontraram: menos de 8% dos homicídios (dolosos, quando há intenção de matar) e de 3% dos roubos resultaram em sanção penal para os autores.

2. "Em outras palavras, mais de 92% dos homicídios e mais de 97% dos roubos permaneceram impunes. Essas altas taxas de impunidade comprometem seriamente a capacidade do estado para identificar, processar e punir os criminosos e, como consequência, para fornecer segurança aos cidadãos" - afirma Ignácio Cano.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário