6ª Bienal do Livro Campos: começa montagem da gigantesca estrutura na Praça São Salvador
Inscrição para visitação a bienal começa nesta terça pela internet
26 de outubro de 2010

Quem passa pela Praça São Salvador se impressiona com a grande estrutura para o evento(Foto Campos 24 Horas)
Começou a ser montada a gigantesca estrutura que ocupará 80% da Praça São Salvador para a 6ª Bienal do Livro Campos, que será realizada de 5 a 14 de novembro. As instituições de ensino poderão fazer inscrição para visitação a partir desta terça-feira(26) pela internet, através do site www.bienaldolivrocampos.com.br . De acordo com o organizador do evento, Wainer Teixeira, da WTC Recursos Humanos, o ambiente será totalmente climatizado, como acontece nas grandes bienais do país. Além disso, há uma preocupação com áreas para estacionamento.
”Estamos tentando viabilizar a abertura dos maiores estacionamentos e restaurantes da área central no período da noite para que os visitantes tenham maiores opções. Um novo Plano Viário para o Centro também foi pedido a EMUT”, afirmou Wainer.
Opções
Estudantes e comunidade em geral estarão em diferentes ambientes, de acordo com seu interesse, desde Caverna Literária, Arena Cultural, Café Literário e Botequim Literário. Embora estes ambientes sejam fixos, a novidade é que eles serão adaptados sempre que houver mudança de convidados, adequando ao tema a ser abordado. Com isso, haverá mudança de luzes, cores e até mobiliário.
Entre os nomes da literatura nacional e internacional, estão o poeta Ferreira Gullar, que será homenageado, Luiz Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Ondjaki, Bia Bedran, Laura Muller, entre outros.
Vários escritores de Campos também já agendaram lançamento de seus livros. Entre eles, Roberto Ribeiro, “O Menino Rei – A voz privilegiada do Samba”; “Chicletes e Prazer”, romance de Márcio Aquino; “O Multiforme Desafio do Setor Sucroalcooleiro de Campos dos Goytacazes-RJ”, dissertação de Mestrado de Dilcéa de Araújo Vieira Smiderle; “10 esquinas que passei”, livro de crônicas de Ronaldo Linhares; “Liceu de Humanidades de Campos – Poesia e Prosa para uma homenagem (Volume 3)”, de Cristina Lima; e o “Jacaré Lelé”, de Antônio Marcos Firmino.
Paralela as mesas redondas, palestras, sessões de autógrafos, bate papo com escritores e shows, a 6ª Bienal do Livro contará, também, com atividades paralelas. Um deles será o Campeonato de Lançamento de Foguetes à Base de Água. Os foguetes foram produzidos por alunos da rede municipal. Para isso, estarão em Campos o astrônomo Marcos Pontes e a iraniana, Anaosh Ansari. O astrônomo Rogério Mourão, hoje com 85 livros publicados, também confirmou presença no evento.
O evento fará um tributo a escritora Rachel de Queiroz que, se estivesse viva, completaria 100 anos dois dias antes da abertura da Bienal do Livro. Com isso, Campos e região poderá conferir parte da vida e da obra da escritora, que estará exposta próxima ao monumento ao expedicionário. E, ainda, haverá homenagem ao poeta Ferreira Gullar, que fez 80 anos este ano e continua dando uma lição de vida para os mais jovens e espalhando cultura por todo o país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário