quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A eleição presidencial


Charge de Chico Caruso publicada na capa de O
Globo, edição desta quinta (28/10)

Quero reafirmar minha posição de neutralidade neste 2º turno, conforme deliberação da plenária do PR – RJ realizada logo após o 1º turno. Nenhum dos dois candidatos quis assumir compromissos claros com o Estado do Rio e as questões de princípios que colocamos. Por isso, apesar de algumas colunas de jornal ventilarem que estou apoiando este ou aquele candidato, eu e o PR – RJ nos mantivemos neutros neste 2º turno.

As pesquisas mostram Dilma como franca favorita. Mas as pesquisas erraram muito no 1º turno. Aliás, as pesquisas erraram muito e os candidatos também. Os debates tornaram-se enfadonhos de tão repetitivas as perguntas e as respostas. Serra, por sua vez, não soube desde o início da campanha, falar ao coração dos mais humildes. Nem Dilma, mas Lula fala por ela.

Com a frente de votos que abrirá no Nordeste, dificilmente Serra conseguirá nas demais regiões do país virar o jogo. Mas é certa uma coisa: a diferença não será tão grande como mostram as pesquisas.
Fonte: Blog do Garotinho.


Quem acompanha os bastidores da política já percebeu que Sérgio Cabral com seu pouco empenho em ajudar Dilma no 2º turno, hoje é visto com outros olhos pelos petistas. Em outros tempos, Cabral seria o primeiro a ficar ao lado de Dilma na hora da apuração. Sem dúvida o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em caso de vitória de Dilma, assim como Jaques Wagner (PT), reeleito na Bahia devem estar para Dilma, assim como Cabral esteve para Lula no seu governo.

Mas não tenham dúvidas de uma coisa que vai acontecer. Aqui no Rio, a campanha de Serra patinou desde do 1º turno, com problemas até na sua coligação. Dilma obviamente terá uma votação maior no 2º turno, até porque são apenas dois candidatos. Com certeza, Cabral terá a cara-de-pau de dizer que se deve a ele os votos a mais que Dilma tiver.

Fonte: Blog do Garotinho

CAMPOS COM NOVO SISTEMA DE MONITORAMENTO


Pascoutto anunciou nesta quinta-feira (27) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) que a cidade terá um dos mais modernos sistemas de monitoramento eletrônico do país, tanto na área de segurança quanto na de trânsito. Segundo ele, o sistema vai permitir o monitoramento de pontos sensíveis da cidade 24h por dia, com câmeras nas saídas e entradas usando sistema de infravermelho para leitura de placas dos automóveis.


Ficou acertada que na próxima quarta-feira (3 de novembro), o projeto que vai funcionar no Gabinete de Gestão Integrada, nos altos da Rodoviária Roberto da Silveira, será apresentado aos lojistas. A presidente da CDL, Maria Luíza Schultz, disse que o setor privado deverá ser parceiro do município, adotando sistema de monitoramento compatível com o sistema do Cento de Informações de Dados de Campos ( Cidac).


Para se ter uma ideia, com a alta tecnologia que será adotada, o sistema irá monitorar pontos estratégicos da cidade, 24h por dia, e nas entradas e saídas do município serão instaladas câmeras de infravermelho para leitura de placas inclusive à noite.

Secom de Campos

Fonte: Claudio Andrade

STF DECIDE PELA APLICAÇÃO IMEDIATA DA FICHA LIMPA



O site G! noticiou que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) que a Lei da Ficha Limpa vale para as eleições deste ano e se aplica a casos de renúncia de políticos a mandato eletivo para escapar de processo de cassação, mesmo nas situações ocorridas antes da vigência da lei. Diante do impasse causado pelo empate em 5 a 5, os ministros optaram por manter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a norma.

“Quando um caso tem repercussão geral, a conduta da corte tem sido a de dar o mesmo destino para os casos semelhantes. Em tese, salvo alguma particularidade do caso concreto todos os demais casos assemelhados terão que ter o mesmo destino”, afirmou o presidente do TSE e ministro do STF, Ricardo Lewandowski.


Ao negar recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, que a lei da Ficha Limpa tem validade ainda para este ano. O julgamento terminou empatado em 5 a 5, e a saída do impasse foi encontrado no regimento interno da Corte.

Por sugestão do ministro Celso de Mello, o artigo 205 do regimento interno foi aplicado no julgamento. Diz o artigo: 'havendo votado todos os Ministros, salvo os impedidos ou licenciados por período remanescente superior a três meses, prevalecerá o ato impugnado'. Ou seja: vale a decisão da Justiça Eleitoral que impugnou a candidatura de Jader e definiu que a lei vale para este ano. Sete ministros acataram esse critério de desempate e outros três queriam que o presidente do STF, Cezar Peluso, tivesse exercido o voto de minerva.


Fonte: Blog do Claudio Andrade

Alguns temas e nomes na Bienal do Livro de Campos

ARENA JOVEM 15h
CAFÉ LITERÁRIO 18h

BOTEQUIM 20h


Alguns nomes da VI Bienal do Livro:

Performances – Teatro e TV: mais uma profissão para você
Michel Melamedd
Maria Helena Gomes
Mediação: Dedé Muylaert

A Ficção Contemporânea
Sérgio Sant´Anna
Ondjaki
Mediação: Suzana Vargas

Artes e manhas da Culinária
Jose Hugo Celidonio
Mediação : Winston Churchill ( Campos)


Falando sério com Thalita Rebouças:
Thalita Rebouças
Mediação: Suzana Vargas

A paixão pelos livros
Ruy Castro
Heloisa Seixas
Mediação: Suzana Vargas


Música Popular Brasileira
Nelson Motta
Mediação: Chico de Aguiar

Violência e drogas: um roteiro previsto?
Guilherme Fiuza
João Estrela

Crônicas do cotidiano
Luiz Fernando Verissimo
Zuenir Ventura
Mediação: Arthur Dapieve


Futebol: Copa de 2014 onde estamos para onde vamos?:
Péris Ribeiro
Maurício Fonseca
Mediação:Wesley Machado

Escrito nas estrelas: Astrologia, Tarot e outros mistérios:
Leiloca
Waldemar Falcão
Mediação:Suzana Vargas


Tributo a Rachel de Queiroz:
Luis Felipe Ribeiro
Marlene Mendes
Mediação: Wilma Oliveira


Jornal & internet: uma morte anunciada?
Cora Ronai
Arnaldo Bloch
Mediação:Victor Menezes


Livros digitais: uma realidade
Carlos Carrenho
Ana Paula Maia
Mediação: Suzana Vargas

Série profissões: Quadrinistas – TRAÇOS & RISO
Fábio Moon
Gabriel Ba
Mediação: Cassio Peixoto

Face a face com Facebook e congêneros:arte, mídia e cultura
Maria Carmem Barbosa
Cláudio Andrade
Mediação: Gustavo Sofiatti


Sexo: Tudo o que você quer saber...
Marcia Tiburi
Laura Muller
Mediação: Frânio Abreu

Poesia e tradução:
Ivan Junqueira
Joel Mello
Lêdo Ivo
Mediação: Suzana Vargas


Viajando na língua portuguesa
Tony Bellotto
Edinalda Almeida
Mediação: Alcir Alves

Poesia e rap:
Gabriel Pensador
Adriano Moura
Mediação: Suzana Vargas

O texto ou a vida: aventuras de médico escritor
Moacyr Scliar
Mediação: Suzana Vargas

Vínicius de Moraes e o amor demais:
José Costello
Zezé Motta
Mediação : Marcia Luzia


Dançar a vida
Ana Botafogo
Mediação: Márcia Cristina Lisboa


Leituras da África Contemporanea
José Eduardo Agualusa
Mia Couto


Poéticas do cotidiano:
Elisa Lucinda
Viviane Mosé
Mediação: Dedé Muylaert


Biodiversidade / ecologia – salvando o planeta
André Trigueiro
Aristides Arthur Sofiatti
Mediação: Martinho Santa Fé


Ferreira Gullar: 80 anos de poesia:
Ferreira Gullar
Mediação:Arlete Sendra


Sexo, amor, casamento, traíção: a escolha é sua:
Domingos de Oliveira
Alberto Goldin
Mediação:Suzana Vargas

Fonte: Blog do Avelino Ferreira

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MORRE O PRIMEIRO CONSORTE DA ARGENTINA



O site G1 noticiou que o ex-presidente argentino Néstor Kirchner morreu por volta das 10h desta quarta-feira (27), vítima de um ataque cardíaco.
"Foi uma morte súbita. Vai ser divulgado um boletim médico", disse Luis Buonomo, médico de Kirchner, em entrevista.
Kirchner morreu depois de ter sido internado emergencialmente por problemas cardíacos em uma clínica, na cidade de El Calafate, na província de Santa Cruz, berço político do casal Kirchner.

Rosinha na pauta do TSE em novembro

27 de outubro de 2010

O julgamento que pode reconduzir Rosinha Garotinho ao cargo de Prefeita de Campos vai ocorrer ainda em 2010, garantiu o advogado de defesa, Jonas Lopes de Carvalho Neto, em entrevista exclusiva nesta quarta-feira(27), via telefone, ao Campos 24 Horas. Segundo ele, a pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estará desafogada após o segundo turno da eleição para Presidente e haverá o julgamento do mérito da ação que culminou no afastamento de Rosinha.

–A pauta do TSE em novembro não estará como agora. Os prazos são curtíssimos para que os ministros decidam sobre os recursos até o segundo turno. São ações relacionadas a propaganda irregular, registros e tudo que envolve uma eleição. Sendo assim, tudo aponta para a entrada em pauta em novembro—disse Jonas Lopes.

De acordo com o advogado, além da eleição presidencial, o TSE ainda está envolvido com várias ações referentes a eleição no segundo turno para Governador, em vários Estados.

Sobre o julgamento final no TSE, o advogado demonstrou confiança, apesar da defesa não ter obtido sucesso no pedido de liminar para retornar Rosinha ao cargo, tendo o ministro Marcelo Ribeiro mantido a decisão do Tribunal Regional Eleitoral(TRE/RJ).
–Estamos tranqüilos quanto ao julgamento ainda em 2010. Não tivemos êxito na liminar, mas agora é o julgamento do mérito—declarou

O afastamento-

Rosinha foi afastada do cargo dia 26 de maio último, após ser condenada por propaganda política fora de época, devido a uma entrevista que deu em uma emissora de rádio local, antes mesmo da realização das convenções partidárias que confirmaram os candidatos concorrentes.

Os advogados da prefeita argumentam, entre outras sustentações jurídicas, que a entrevista concedida por Rosinha não teve potencialidade para interferir na legitimidade do resultado da eleição.


Fonte: campos 24 horas

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA Um duelo de corações entre Fla e Timão

Reprodução

Foto

Ronaldo se escala para a partida, na qual enfrentará jogadores que se dizem rubro-negros de infância

Um duelo que envolve também o coração dos jogadores. Assim pode ser definido o Flamengo x Corinthians desta quarta-feira, às 22h, no Engenhão. De um lado, estará Ronaldo, que já se disse rubro-negro, mas, agora, afirma ser corintiano roxo e parece motivado para vencer a equipe carioca. Do outro, um time repleto de atletas que se dizem torcedores do Flamengo desde criança, casos de Welinton, Léo Moura, Diego Maurício e Deivid, além do próprio técnico Vanderlei Luxemburgo.

Para completar, Juan completará 250 jogos pelo Rubro-Negro na partida; mais uma prova de um jogador fortemente ligado com o clube que defende. Muitos se questionam como pode alguém mudar de time ao longo da vida. Para Ronaldo, que se disse à disposição do treinador para o jogo, isso é plenamente possível, e não só ele, como todo o time corintiano, parecem confiantes em vencer esse difícil compromisso fora de casa. Mesmo que evitando o discurso de dar o troco da eliminação nas oitavas de final da Libertadores da América deste ano.

- Não tem um gostinho especial. Por si só, a partida já é importante, porque podemos ser líderes depois de vencer o Palmeiras. Não existe nada de revanche, a não ser que a partida valesse a nossa volta para a Libertadores. Vale mais pela oportunidade de assumir a liderança do Brasileiro - disse o goleiro Julio César.

Após iniciar sua nova campanha no Corinthians com uma vitória no clássico diante do Palmeiras, Tite dá sequência a seu trabalho, com o objetivo de recolocar o Timão no caminho do título nacional. Com seu perfil motivador, o treinador gaúcho havia salientado a importância da vitória no dérbi.

Entre os jogadores, o discurso é justamente o de retomada do bom futebol e do caminho ao título. Após interromper a incômoda série de sete partidas sem vencer, os corintianos esperam iniciar uma sequência de vitórias. Com a combinação de resultados contra Fluminense e Cruzeiro, o Corinthians, que está na terceira colocação, pode voltar à liderança com uma vitória sobre o Flamengo.

- Pelo pouco tempo que teve de trabalho, o Tite tentou resgatar a nossa confiança em nós mesmos. Por mais experiente que uma equipe seja, quando ela fica sete jogos sem vencer, ela perde a confiança. Óbvio que temos que evoluir mais, mas retomamos pelo menos um pouco da confiança - garantiu o capitão William.

A motivação do elenco também foi o principal mérito de Vanderlei Luxemburgo até o momento no Rubro-Negro. Invicto no comando da equipe (duas vitórias e dois empates), o treinador resgatou a auto-estima dos jogadores e segue em busca da vaga na Sul-Americana.

- Para esta partida, teremos a mesma motivação que eles. Também temos um objetivo, que é a Sul-Americana. Além disso, é o clássico das duas maiores torcidas do país. É sempre motivante jogar uma partida como esta - comentou o meia Renato, que já atuou pelo adversário desta quarta-feira.

O grupo rubro-negro também tratou de pregar respeito ao ex-rubro-negro Ronaldo, mesmo que o atacante não seja o mesmo de outros tempos.

- O Ronaldo sempre dá trabalho. Ele não vindo para o Rio de Janeiro jogar contra a gente seria melhor. É um grande jogador e, mesmo acima do peso, faz a diferença. Esperamos atrapalhar o Corinthians novamente - completou, referindo-se à eliminação do Corinthians na Libertadotes.

Para o jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo escondeu pela primeira vez a escalação da equipe desde que chegou ao Flamengo. O maior mistério é quanto ao ataque, se Val Baiano, recuperado de estiramento, volta a ocupar o lugar de Deivid.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X CORINTHIANS
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF - ASP.)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS - FIFA) e Roberto Braatz (PR - FIFA)

FLAMENGO: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson e Renato; Diego Maurício e Deivid (Val Baiano)

CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessadro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo. Técnico: Tite.



Fonte: Ururau

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

BRASIL TIRA 3,7 EM CORRUPÇÃO. UM DOS PIORES DO MUNDO

De acordo com a Transparencia Internacional, o Brasil ficou com a mesma nota do ano passado no indice de corrupção, ou seja, 3,7, perdendo para o Chile e Uruguai na America Latina. A melhor nota é 10 Dinamarca, Nova Zelandia e Singapura, e a pior é 1,1da Somália. 75% dos paises tiveram nota abaixo de 5,0. Parte da responsabilidade por esse indice no caso do Brasil deve-se aos govenos locais já que, segundo a Transparencia Internacional, o governo nacional criou mecanismos de controle desse mal. Conforme voce já viram no blog do Garotinho ( http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=6727) o Rio de Janeiro, neste particular, no governo Cabral, é um dos piores estados da federação em termos de transparencia. Entre as medidas do Cabral que ajudou a isso, foi o de vetar a lei que obrigava o Estado a divulgar pela internet informações sobre o governo.

Eleitores que não votaram no 1º turno podem votar no próximo domingo

27 de outubro de 2010

Todos os eleitores, mesmo os que não votaram no primeiro turno, podem votar no próximo domingo (31). A regra vale inclusive para quem não justificou a ausência no dia 3 de outubro, pois o prazo para apresentar os motivos para a Justiça Eleitoral é até dia 3 de dezembro.

No primeiro turno, 24,6 milhões de pessoas não votaram e devem justificar o não comparecimento nas urnas. A ausência em cada turno da eleição deve ser justificada individualmente e a pessoa que não votar em três eleições consecutivas, não justificar a ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e poderá ser excluída do cadastro de eleitores.

O eleitor que não estiver com a sua situação regularizada na Justiça Eleitoral não pode obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, caso seja servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Só poderão votar em trânsito no segundo turno os eleitores que fizeram registro na Justiça Eleitoral entre os dias 15 de julho e 15 de agosto. O voto em trânsito só pode ser feito nas 26 capitais e no Distrito Federal e para o cargo de presidente.


Fonte: Campos 24 Horas

A “caravela” de Cabral começa a afundar

A farra do governo Cabral está com os dias contados
A farra do governo Cabral está com os dias contados


Aos poucos a blindagem política e jurídica que protege Cabral e seus secretários vai rachando. O Superior Tribunal de Justiça através do Ministro Benedito Gonçalves concedeu mandado de segurança ao recurso ordinário nº 32.442, cujo processo de origem trata-se de um pedido de informação, que foi negado pela secretaria de Obras do Estado, e que, o Tribunal de Justiça do Rio referendou tal decisão do secretário de Obras e vice-governador Pezão, de se negar a prestar as informações, o que afronta de forma gritante a Constituição brasileira.

O que será que há de tão grave que Pezão tenta esconder?

É bom lembrar que a decisão do ministro Benedito Gonçalves abre precedente para outros 50 pedidos de informações que o governo do Estado se recusou a responder escorado em decisões do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e que agora serão reformadas pelo entendimento do STJ. Este acórdão está publicado no Diário Oficial da União, de hoje (terça), na seção do Poder Judiciário.

Mais cedo do que a população do Rio pode imaginar Cabral será desmascarado e a podridão do seu governo virá à tona.


Fonte: Blog do Garotinho

27/10/2010 08h05 - Atualizado em 27/10/2010 10h12

Brasil Afora: apoiado pela massa, Goyta busca vida após fundo do poço

Longe da elite estadual há 18 anos, clube de Campos cai pela primeira vez para a Terceira Divisão e tem na paixão do torcedor o fio de esperança

Por Cahê Mota Campos, Rio de Janeiro

Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, não tem no vermelho a cor da paixão. Lá, impera o azul. Mais precisamente na Rua do Gás, 351. No endereço, está localizado o estádio Ary de Oliveira e Souza. Matriz de uma “religião” baseada na devoção, apesar dos quase 20 anos de sofrimento. E onde sazonalmente fanáticos, que se multiplicam em meio à dor, comparecem vestidos com a cor do céu para torcer e rezar pelo ressurgimento do Goytacaz Futebol Clube.

Com história quase centenária – 98 anos -, o “Goyta” há muito tempo não tem do que se orgulhar pelo que realiza dentro de campo. Responsável pela revelação de um jogador como Amarildo, o Possesso - craque que brilhou no Botafogo e na Europa e foi substituto de Pelé na Seleção Brasileira no título do bicampeonato mundial de 1962, com direito a dois gols na decisão -, e com participações na Série A do Brasileirão, o clube agoniza há 18 anos fora da elite do futebol estadual e viveu em 2010 o seu pior capítulo, caindo pela primeira vez para a Terceira Divisão. O longo período no purgatório, no entanto, não diminuiu em nada o fanatismo do torcedor, capaz de ter média de público de dois mil pagantes em jogos da Segunda Divisão e que carrega consigo uma lenda de ser a quinta maior do Rio de Janeiro.

Torcida GoytacazEstádio Ary de Oliveira e Souza lotado em jogo do Goytacaz na Segundona (Foto: Carlos Grevi / Jornal O Diário)

Confira a galeria de fotos com imagens da torcida e história do Goytacaz!

Bandinha GoytacazBandinha é tradicional nos jogos do Goytacaz
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

- O Goytacaz é como Flamengo, Corinthians, Vasco... Quanto mais sofre, cresce mais. O sofrimento faz o amor renascer. Às vezes, na felicidade esse sentimento foge, não na dor. E vamos seguir lutando bravamente, sem se afastar do clube, para voltarmos à Primeira Divisão – disse Carlos Augusto Rangel, o “Pisa na Barata”, de 63 anos, 52 deles dentro do “Aryzão”.

Como se não bastasse acentuada decadência da equipe azul, o Americano, maior rival do clube, ocupou por muito tempo o posto de “maior dos pequenos”, com boas campanhas nos estaduais e títulos das taças Guanabara e Rio de 2002. Nada, porém, que tirasse o bom humor ou abalasse o fanatismo dos alvi-anis. Se o adversário tinha resultados, o Goyta era quem monopolizava as atenções na cidade e via sua torcida crescer. Um alento para os apaixonados.

- Isso tudo já começa pelas cores. É só ver o azul e branco, que é a cor do céu, e o preto e branco, que é cor de defunto. Essa já é a primeira diferença no amor que temos pelo Goytacaz. Hoje em dia não tem criança que é Americano, todo mundo é Goyta. Estamos sofrendo ao longo dos anos com péssimas administrações, mas confiamos na volta por cima – provocou Pisa na Barata.

O torcedor folclórico foi além e lançou um desafio para os aficionados do Americano.

Com o Goytacaz na Terceira Divisão, estamos vendo aqui o estádio com mais de 1.500 torcedores pela Copa Rio. Ano que vem, na estreia do Americano na Primeira Divisão, se passar de 100 presentes eu pago um carro Okm"
Pisa na Barata, torcedor folclórico

- Com o Goytacaz na Terceira Divisão, estamos vendo aqui o estádio com mais de 1.500 torcedores pela Copa Rio. Ano que vem, na estreia do Americano na Primeira Divisão, se passar de 100 presentes eu pago um carro 0km.

A Copa Rio, por sinal, tem servido como a corda para alçar o clube do fundo do poço no qual se estabeleceu após o rebaixamento para a Terceira Divisão. Afogado em dívidas, vítima de greve de jogadores por falta de pagamento e sem perspectivas que gerassem qualquer entusiasmo, o clube está sob nova gerência desde o aniversário de 98 anos, no último dia 20 de agosto.

Torcedores fanáticos, o empresário José Luiz Dutra e o médico Marcelo Ramalho assumiram como presidente e vice, respectivamente, com um planejamento pautado na união com o maior, e talvez único, bem da entidade: o torcedor. A aposta para trazê-los de volta? Justamente a competição estadual. E a estratégia tem dado certo.

Com uma equipe remodelada e pautada em jogadores da região Norte Fluminense, o Goytacaz lidera o Grupo E das semifinais. Se chegar à decisão, já estará garantido ou na Série D do Brasileirão ou na Copa do Brasil.

- A Copa Rio foi a forma que encontramos para levantar a cabeça da nossa torcida. Era preciso manter a chama acesa – afirmou Marcelo Ramalho.

Fanatismo marcado na pele e com 'passa-fora' em treinador

Tatuagem GoytacazTorcedor exibe tatuagem como prova de amor ao
Goyta (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Bastaram os resultados positivos, por menores que sejam, surgirem em campo para o “Aryzão” voltar a encher. Na vitória por 2 a 1 contra o Bangu, no último dia 16, mais de 1.500 torcedores pagaram para entrar no estádio. Entre eles, Sebastião Júnior, de 42 anos. Sentado em frente à torcida organizada que fundou, ele em nada lembrava os grandalhões que comandam gritos ofensivos em estádios Brasil afora. Era o retrato da aflição. Diante do campo esburacado e cheio de areia, sofria a cada ataque, a cada lance. Postura condizente ao fanatismo que o fez tatuar o distintivo do Goyta no braço.

- A paixão é inexplicável. A maior prova disso é essa tatuagem no meu braço. Fico triste pelo clube estar na Terceira Divisão, mas tenho alegria por ter certeza de que a torcida nunca vai abandonar o clube. O estádio está sempre cheio, seja o dia que for. Somos fiéis ao Goytacaz.

Fiéis e abusados, diga-se de passagem. Se em clubes como Flamengo e Corinthians manifestações de torcedores são comuns diante de crises, no Goyta a interferência da torcida chegou ao extremo de exigir a demissão de um treinador em 2008. Com campanha oscilante na Segundona, Eugênio Carlos não agradou e teve sua saída cobrada... e aceita pela diretoria.

- Alguns técnicos e jogadores já tiveram que esperar mais de duas horas após as partidas para saírem do estádio ou até do campo. Isso acontece, sim. A torcida do Goytacaz cobra. Quem vier para cá tem que saber disso. Se tiver que botar para fora, botamos mesmo – revelou Sebastião.

Revelado pelo Americano, Rondinelli se derrete pelo Goyta

Imune a esse tipo de manifestação, o meio-campo Rondinelli tem sido a figura principal desta equipe que pode levar o clube de volta ao cenário nacional. Ex-lateral de Cruzeiro, Sport, Goiás, Fortaleza e revelado pelo Americano, ele já decidiu muitas partidas com o chute potente de perna esquerda, mas não esconde a frustração de não ter conseguido corresponder com o acesso à Primeira Divisão a paixão do torcedor, que ele considera inexplicável.

Torcida GoytacazJogadores agradecem apoio da torcida após vitória sobre o Bangu (Cahê Mota / Globoesporte.com)

- Eu não consigo explicar. É difícil. Todo mundo só fala bem dessa torcida, que mesmo diante dos problemas enche o estádio. Às vezes é quarta-feira à tarde e tem 3 mil torcedores, mesmo com o Goytacaz há 18 anos na Segunda Divisão e agora na Terceira. É complicado até falar. Essa é minha quarta passagem pelo clube e sempre batalhei para dar uma alegria para essa torcida, que merece muito.

Com conhecimento de causa, Rondinelli se coloca até mesmo no meio da rivalidade entre Goytacaz e Americano para decretar:

- Comecei a carreira no Americano, só tenho a agradecer ao clube, de lá saí para grandes equipes do futebol nacional, mas para falar de torcedor não tem como esconder. Já joguei para 8 mil torcedores em uma Segunda Divisão pelo Goytacaz. É diferente. Comparece mais.

O Goytacaz já participou três vezes da Série A do Brasileirão, com as seguintes colocações:
77 - 33º com 62 participantes
78 - 30º com 74 participantes
79 - 50º com 94 participantes

O acesso tão sonhado por Rondinelli e pelos torcedores, no entanto, foi conquistado em 2006. Só não foi validado. Com o aumento dos clubes no Carioca de 2007, quatro novos participantes deveriam ser determinados a partir de uma seletiva no segundo semestre. A presença da Portuguesa, que tinha sido rebaixada no mesmo ano, porém, anulou a competição. Quarto colocado, o Goyta não levou o acesso, mas chamou atenção mais uma vez por sua torcida justamente na partida que o colocaria na elite.

- No último jogo, contra a Portuguesa, mais de 1.500 pessoas saíram de Campos, em inúmeros ônibus, e invadiram a Ilha do Governador. Do time deles devia ter, no máximo, 300 pessoas. O resto era nosso. Uma pena que não valeu – recordou o Pedrinho Goyta-Fla, torcedor fanático do Alvi-Anil e do Rubro-Negro, mas que faz questão de afirmar – Se eles se enfrentarem, eu sou azul!

Confira imagens da chamada 'Invasão Azul' na Ilha do Governador, em 2006!

Torcida GoytacazTorcida jovem: nenhum dos torcedores viu o clube
na elite (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Em Campos não há pesquisas que comprovem a preferência dos torcedores. A diretoria do Goytacaz, no entanto, aponta mais de 60% da população de 650 mil habitantes como apaixonados pelo clube. Entretanto, o que mais chama a atenção nos jogos no Ary de Oliveira e Souza é a presença de jovens, que sequer viram o clube na elite e se dizem apaixonados. Como David Andretti, de 19 anos - praticamente o período em que o time ficou fora da Primeira Divisão -, criador da torcida Jovem-Goyta.

- Venho ao estádio com meu pai desde que nasci e fiz essa opção. Não foi por influência de ninguém. Vamos continuar lutando. Mesmo com o time mal, não vamos desacreditar. Todo mundo passa por baixo, e nossa hora vai chegar. Ainda realizo meu sonho de ver o time na Primeira Divisão.

Longe dos holofotes há décadas, o Goytacaz já disputou por três oportunidades a Série A do Brasileirão, em 1977, 1978 e 1979. Em nível nacional, a última boa campanha foi na Série B de 1985, quando foi vice-campeão, o que não garantia o acesso na época. Já na elite do Estado do Rio de Janeiro, após a fusão com o Estado da Guanabara, em 1975, foram 12 participações em 16 possíveis até o fulminante rebaixamento em 1992.

Abel Braga e Amarildo: carinho e boas lembranças

Abel Braga GoytacazesAbel Braga (dir.) em passagem pelo clube
(Foto: Site Oficial do Clube)

Figuras marcantes de uma época em que o clube chamava a atenção não somente pela paixão do torcedor, Amarildo, bicampeão mundial em 1962 pela Seleção e com passagens por Botafogo, Flamengo, Vasco, Milan, Fiorentina e Roma, e Abel Braga, ex-zagueiro e técnico que, entre outras conquistas, foi campeão do mundo com o Inter, em 2006, nutrem carinho pelo “Azulão da Rua do Gás”.

Direto de Abu Dabhi, nos Emirados Árabes, onde comanda o Al-Jazira, Abelão lembrou a passagem pelo clube, onde encerrou a carreira, entre 1984 e 1985.

- Tenho um carinho enorme pelo Goytacaz, pois foi meu último clube como jogador. Além disso, o treinador era o Pinheiro, justamente com quem eu havia começado a carreira. Isso facilitou muito na minha chegada. Gostei muito de morar em Campos, que é uma cidade bastante acolhedora. Sempre acompanhei as notícias sobre o clube. A torcida já era presente e incentivava bastante na minha época, mas não tão fanática.

Campista, Amarildo tem os laços ainda mais estreitos com o Goyta. Antes mesmo de sonhar em ser campeão do mundo com a Seleção Brasileira, o “Aryzão” abrigou os primeiros capítulos de sua história com o futebol. Algo que mesmo com o passar das décadas não sai da memória.

- Na minha época, o campo também ficava sempre superlotado. Nos acostumamos a enfrentar os grandes clubes do Rio e, antes mesmo de jogar, eu tinha o hábito de pular o muro para ver jogos de Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense. Tenho até uma cicatriz no meu pé dessa época (risos).

É lamentável ver o Goytacaz como está. Alguém em Campos tem o dever de olhar pelo clube, que é o mais tradicional da cidade, mas, infelizmente, está desaparecendo lentamente. É um pecado. Quando alguém chegar lá para tomar alguma atitude verdadeira, estou pronto para ajudar"
Amarildo, campeão do mundo em 1962

Aos 70 anos, Amarildo vive no Rio de Janeiro, mas, a distância, sofre com a situação atual do clube que o fez “nascer para o mundo”, como ele mesmo gosta de falar. Emocionado, o “Possesso” clamou por uma volta por cima e se colocou à disposição para ajudar.

- É lamentável ver o Goytacaz como está. Alguém em Campos tem o dever de olhar pelo clube, que é o mais tradicional da cidade. De lá saíram grandes jogadores para o exterior e para clubes importantes do Brasil. Mas, infelizmente, está desaparecendo lentamente. É um pecado. É preciso fazer alguma coisa, nem que seja a prefeitura. Precisamos levantar o Goyta. Respeito o Americano e o Rio Branco, mas o Goytacaz é o Goytacaz. É quem tem a tradição. Fico triste porque nasci ali. Quando alguém chegar lá para tomar alguma atitude verdadeira, estarei pronto para ajudar.

E assim, com a esperança pautada na paixão de seus torcedores e em busca de uma corda que o puxe para fora do “poço” da Terceira Divisão, o Goytacaz, que lidera o Grupo E da Copa Rio, com 10 pontos, encara o Friburguense, dia 3 de novembro, em Friburgo, precisando de uma vitória simples para dar o primeiro passo para ressurgir no cenário nacional.

Será uma forma ao menos de retribuir com resultados uma torcida que leva ao pé da letra a estrofe de seu hino, que diz: ‘Na vitória ou na derrota, na alegria ou no amargor, sou Goytacaz, sim, senhor. Sou Goytacaz por amor.”

Torcida GoytacazVibração em mais um jogo da Segundona. Realidade agora é a Terceira (Foto: Carlos Grevi / Jornal O Diário)

Fonte: Globo Esporte.com

terça-feira, 26 de outubro de 2010

6ª Bienal do Livro Campos: começa montagem da gigantesca estrutura na Praça São Salvador

Inscrição para visitação a bienal começa nesta terça pela internet

26 de outubro de 2010

Quem passa pela Praça São Salvador se impressiona com a grande estrutura para o evento(Foto Campos 24 Horas)

Estudantes na base do momento do Soldado acompanham o trabalho das equipes

Começou a ser montada a gigantesca estrutura que ocupará 80% da Praça São Salvador para a 6ª Bienal do Livro Campos, que será realizada de 5 a 14 de novembro. As instituições de ensino poderão fazer inscrição para visitação a partir desta terça-feira(26) pela internet, através do site www.bienaldolivrocampos.com.br . De acordo com o organizador do evento, Wainer Teixeira, da WTC Recursos Humanos, o ambiente será totalmente climatizado, como acontece nas grandes bienais do país. Além disso, há uma preocupação com áreas para estacionamento.
”Estamos tentando viabilizar a abertura dos maiores estacionamentos e restaurantes da área central no período da noite para que os visitantes tenham maiores opções. Um novo Plano Viário para o Centro também foi pedido a EMUT”, afirmou Wainer.

Opções
Estudantes e comunidade em geral estarão em diferentes ambientes, de acordo com seu interesse, desde Caverna Literária, Arena Cultural, Café Literário e Botequim Literário. Embora estes ambientes sejam fixos, a novidade é que eles serão adaptados sempre que houver mudança de convidados, adequando ao tema a ser abordado. Com isso, haverá mudança de luzes, cores e até mobiliário.

Entre os nomes da literatura nacional e internacional, estão o poeta Ferreira Gullar, que será homenageado, Luiz Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Ondjaki, Bia Bedran, Laura Muller, entre outros.

Vários escritores de Campos também já agendaram lançamento de seus livros. Entre eles, Roberto Ribeiro, “O Menino Rei – A voz privilegiada do Samba”; “Chicletes e Prazer”, romance de Márcio Aquino; “O Multiforme Desafio do Setor Sucroalcooleiro de Campos dos Goytacazes-RJ”, dissertação de Mestrado de Dilcéa de Araújo Vieira Smiderle; “10 esquinas que passei”, livro de crônicas de Ronaldo Linhares; “Liceu de Humanidades de Campos – Poesia e Prosa para uma homenagem (Volume 3)”, de Cristina Lima; e o “Jacaré Lelé”, de Antônio Marcos Firmino.

Paralela as mesas redondas, palestras, sessões de autógrafos, bate papo com escritores e shows, a 6ª Bienal do Livro contará, também, com atividades paralelas. Um deles será o Campeonato de Lançamento de Foguetes à Base de Água. Os foguetes foram produzidos por alunos da rede municipal. Para isso, estarão em Campos o astrônomo Marcos Pontes e a iraniana, Anaosh Ansari. O astrônomo Rogério Mourão, hoje com 85 livros publicados, também confirmou presença no evento.

O evento fará um tributo a escritora Rachel de Queiroz que, se estivesse viva, completaria 100 anos dois dias antes da abertura da Bienal do Livro. Com isso, Campos e região poderá conferir parte da vida e da obra da escritora, que estará exposta próxima ao monumento ao expedicionário. E, ainda, haverá homenagem ao poeta Ferreira Gullar, que fez 80 anos este ano e continua dando uma lição de vida para os mais jovens e espalhando cultura por todo o país.





No seu blog Fernando Peregrino publica esta tabela, do site Transparência Brasil, que mostra os repasses de verbas federais aos estados, comparando 2006 com 2009.

Observem bem que a tão enaltecida parceria com Lula, que Cabral repete a toda a hora, não rendeu para o Rio nem perto do que deveria. Mas a culpa, é bom que se diga, é de Cabral que não tem projetos.

Qual o projeto, programa ou obra de grande porte que Cabral fez ou anunciou em quase 4 anos? Além das UPPs e das UPAs, e das obras do PAC com recursos federais, nada mais aconteceu. Isso é público e notório.

Os dados oficiais não deixam dúvidas: de todas as unidades da federação, o Rio de Janeiro foi onde houve menor crescimento de repasses. Até São Paulo, Paraná e o Distrito Federal governados pela Oposição tiveram um aumento de repasses muito maior que o do Rio (de apenas 17,7%). O aumento de repasses para os estados. em média cresceu 44%, portanto ficamos bem abaixo.

Se vocês compararem com o último ano de Rosinha, vão constatar que o aumento de repasses, se colocarmos a inflação em cima, mais o aumento da arrecadação que gerou repasses automáticos maiores, se refere às obras do PAC. Por mais que Lula quisesse ajudar Cabral, por falta de projetos o Rio não conseguiu mais nada. Essa realidade a imprensa não tem coragem de mostrar à população.

Aliás, não custa lembrar que o Índice de Transparência nas Contas, da ONG Contas Abertas divulgado há cerca de dois meses (reprodução abaixo), mostra que o Rio é um péssimo exemplo. Confiram abaixo, que até no Maranhão, dos Sarney, as contas e gastos públicos hoje, são mais transparentes do que no Rio de Janeiro. Que tristeza!

Fonte: Blog do Garotinho


CRIADA A ULAN PARA CONTROLAR A IMPRENSA NA AMÉRICA LATINA: BRASIL ASSINOU ACORDO!

1. Na semana passada, foi criada em Bariloche (Argentina), no decurso do III Congresso Mundial de Agências de Notícias, aberto pela presidente Cristina Kirchner, a ULAN (União Latino-Americana de Agências de Notícias), que pretende organizar e controlar a mídia dos países comprometidos com o Socialismo do Século XXI de Hugo Chávez, operando como um contrapeso à mídia independente. O acordo nesse sentido foi subscrito pela Boliviana de Información (ABI), por Agencia Guatemalteca de Noticias (AGN), Andes de Ecuador, Agencia Venezolana de Noticias (AVN), Información Pública Paraguay (IPP), Prensa Latina (CUBA), Télam de Argentina.

2. Assinaram esse acordo ainda a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que dirige a TV Brasil, a Agência Brasil e oito emissoras públicas (Rádio Nacional AM Brasília, Rádio Nacional FM Brasília, Rádio Nacional AM Rio de Janeiro, Rádio MEC AM Rio de Janeiro, Radio MEC AM Brasília, Rádio MEC FM Rio de Janeiro, Rádio Nacional do Alto Solimões AM e FM, Rádio Nacional da Amazônia – OC, e Radioagência Nacional.

3. Dentro de um mês, os signatários deverão designar uma comissão, que terá as responsabilidades de realizar os trâmites necessários para fixar as linhas de atuação da ULAN. A EBC terá de indicar, dentro de 30 dias, um representante para integrar a Comissão Executiva da nova entidade, que se encarregará de realizar as operações correspondentes para colocar em prática os delineamentos em matéria de cooperação informativa entre as agências latino-americanas.

* * *

E COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER, CUBA ESTÁ EUFÓRICA COM A ULAN!

(Prensa Latina-Cuba Debate) O sonho de ver nascer a União Latino-Americana de Notícias, (ULAN), começou a ser materializado com a assinatura neste dia 22, de uma carta de compromisso. O compromisso foi subscrito por representantes da Bolívia (ABI), Brasil (EBC), Cuba (Prensa Latina), Equador (ANDES), Guatemala (AGN), México (Notimex), Paraguai (IPP), Venezuela (AVN) e Argentina (Télam). O ato formal será em março de 2011 no Paraguai.

Fonte: Ex Blog de Cesar Maia



* * *

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DISPARAM OS FURTOS NA CAPITAL-RIO! DESINTEGRA O POLICIAMENTO OSTENSIVO!

1. O ISP -instituto de segurança pública- divulgou os dados de criminalidade de agosto de 2010. O que espanta é o numero de furtos: 8001 no mês. Na média mensal de 2006 -último ano do governo anterior- foram 6231. Portanto, um crescimento neste atual governo de 28%. Um crescimento impressionante, que só faz confirmar que o policiamento ostensivo nas ruas está em processo de desintegração. Os arrastões são prova disso.

2. Lembre-se que os furtos registrados são mais ou menos 1/3 dos ocorridos, conforme as pesquisas de vitimização. Ninguém vai à delegacia dar queixa que roubaram o relógio, a bolsa sem documentos, um dinheiro na mão, a patinete...

* * *

CRIMES NO RJ: IMPUNIDADE MOSTRA FALÊNCIA DA INVESTIGAÇÃO!

(Globo, 24) 1. A pequena eficiência da polícia e o grande número de registros de roubos e homicídios são fatores que podem explicar o grau de impunidade no Estado do Rio. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa inédita dos sociólogos Ignácio Cano e Thais Lemos Duarte, da UERJ. Depois de analisarem centenas de registros de ocorrência de roubos (mais de 900 mil) e homicídios (mais de 46 mil) feitos, nas delegacias do estado, eles foram à Justiça buscar os resultados. E encontraram: menos de 8% dos homicídios (dolosos, quando há intenção de matar) e de 3% dos roubos resultaram em sanção penal para os autores.

2. "Em outras palavras, mais de 92% dos homicídios e mais de 97% dos roubos permaneceram impunes. Essas altas taxas de impunidade comprometem seriamente a capacidade do estado para identificar, processar e punir os criminosos e, como consequência, para fornecer segurança aos cidadãos" - afirma Ignácio Cano.

* * *

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Balanço parcial: Detran já apreendeu 256 automóveis irregulares em Campos

Apreensões foram feitas nas Avenidas 15 de novembro e 28 de março

21 de outubro de 2010

Detran utiliza radar e identifica carros com IPVA atrasado(Foto Campos 24 Horas)

Em três dias de operação em Campos, o Detran apreendeu 256 automóveis irregulares. As últimas apreensões foram de 90 veículos, além de sete Carteiras Nacionais de Habilitação vencidas, durante megaoperação de fiscalização ontem(quarta-feira). A operação, realizada na Avenida 15 de Novembro, tirou de circulação 81 carros de passeio, seis ônibus, dois caminhões e uma moto.

Todos os veículos foram encaminhados para o pátio, localizado na rua Dr. João Maria, 165, Parque João Maria. Já o procedimento para liberação dos carros está sendo realizado na Ciretran do município (Rua Barão de Miracema, 246, Centro).

Liberação:
A liberação dos automóveis é feita na CIRETRAN, na Rua Barão de Miracema, 246, Centro, em frente à 134ª Delegacia de Polícia (DP). Os proprietários têm até 90 dias para retirarem seus veículos, e, vencido este prazo, os carros, motos ou ônibus serão leiloados.

O motorista flagrado dirigindo veículo com o licenciamento anual vencido comete infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Além de ser multado em R$ 191,54, ele recebe sete pontos na carteira de habilitação e tem o veículo apreendido.

Agentes na Avenida 28 de março no primeiro dia de operação(Foto Campos 24 Horas)

Fonte: Campos 24 horas


Cabral planeja vingança contra mim

Ontem, recebi uma ligação de um jornalista de Brasília perguntando se eu estava acompanhando atentamente os passos dos aliados de Cabral na capital federal, para impedir minha posse, como deputado federal. Disse que não, embora várias pessoas venham me afirmando que Cabral enviou emissários para todos os lados, a fim de criar dificuldades para mim. Lembrei ao jornalista, que o meu caso é bem diferente de todos os julgados pelo TSE até agora. A decisão do TRE – RJ que me tornou inelegível foi por ter entrevistado Rosinha, no meu programa de rádio, em 2008, na cidade de Campos, antes do período eleitoral. Não foi por nenhuma acusação de improbidade. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a minha candidatura e meus votos foram contados e validados, e assim, pela vontade do povo,me tornei o deputado federal mais votado da história do Rio.


O jornalista me afirmou que num restaurante de Brasília, deputados do PMDB do Rio e emissários de Cabral, próximos à mesa onde ele jantava, davam como certo um acordo já feito entre Cabral e uma alta autoridade da República, e cujo prato principal seria minha cabeça, ou seja, meu mandato de deputado federal.

Sinceramente não acredito que um tribunal da envergadura do TSE venha a se curvar ou a participar de um jogo sujo para satisfazer o desejo de vingança que Cabral tem contra mim pelas denúncias que tenho feito de corrupção em seu governo. O jornalista voltou a insistir e pediu para que eu ficasse vigilante, pois tinha fontes seguras.

Pelo sim, pelo não é bom que a população tome conhecimento com antecedência

Fonte: Blog do Garotinho

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O MITO ELEITORAL E A TRISTE REALIDADE

Passadas as eleições, a vida começa ser como ela é. Sem a mistificação da propaganda falsa do horário eleitoral gratuito do PMDB, suportada pela imprensa local, a realidade aparece cada vez mais para a sociedade que assiste arrastões todos os dias, como o que aconteceu ontem ao lado da jóia da coroa das UPPs, a do Morro do Dona Marta, no bairro de Humaitá. Na saúde, as UPA´s revelam a cada dia que nao passam de mais uma peça publicitária: em apenas um dia, tres pessoas morrem por falta de leitos de UTI. O mesmo choque de gestão na saúde que deixou uma senhora 12 horas em uma ambulancia até morrer, que deixou Fabio de Souza morrer por falta de um balão de oxigenio cujo aluguel era de apenas R$520,00/mes, mesmo com sentença judicial obrigando o Estado a dar o equipamento, vai se mostrando como ele é. Até hospital pega fogo! Um dos hospitais (o Pedro II) mais importantes do estado na zona oeste a mais carente, literalmente pega fogo demonstrando toda ineficiencia de gestão da saúde, ou seja, equipamentos estratégicos, como o tranformador, sem qualquer manutenção preventiva, nem tampouco proteção contra acidentes como esse. Resultado, os doentes foram todos para a rua. Nao precisamos dizer como vai piorar o atendimento do pessoal que mora na região.
Nos debates, Cabral dizia que eu estava explorando o assunto do Fábio que havia morrido naqueles dias. Eu estava chamando a atençao dele para o problema de gestão que estava ocorrendo. Olhe o que deu: em vez de levar o assunto a sério como era, deixou morrer mais três! As UPPs vão tentando enganar com a falsa impressão da pacificaçao. Na verdade apenas 2,5% do território está pacificado, e o restante dos 98% está entregue aos bandidos deixados soltos pelo atual governo e sua politica de avisar antes.
Antes mesmo de iniciar seu segundo mandato, Cabral sente que a população está começando a perceber que foi vitima do que se chama de estelionado eleitoral. Pude perceber isso, quando na saída do filme Tropa de Elite 2 (*), ouvi um rapaz dizendo para sua namorada: - Puxa, se esse filme tivesse passado antes das eleições Cabral não seria reeeleito, pelo menos não teria meu voto.
(*) Ainda que ficção, o filme denuncia a atuação das mílicias em conluio com o governador que foi reeleito que se confraterniza com milicianos como fez Cabral com Jerominho e Natalino em agosto de 2007

Retotalização gera mudança na lista dos eleitos para deputado estadual

A constatação de uma falha humana levou o TRE-RJ a anunciar, na sessão desta segunda-feira (18), uma alteração na listagem dos eleitos para as 70 vagas de deputado estadual no Rio de Janeiro. Átila Nunes (PSL) passou a integrar a relação de eleitos, o que provocou a saída de Rogério Cabral (PSB). A alteração ocorreu após a retotalização dos 10.284 votos de Claudiocis Francisco da Silva, o Claudiocis das Ambulâncias (PSL), cujo registro de candidatura foi deferido com recurso.

Nesta situação, os votos do candidato deveriam ser provisoriamente contabilizados até a decisão definitiva do Tribunal Superior Eleitoral. Por equívoco, entretanto, a situação do registro de Claudiocis fora lançada no sistema como “indeferido com recurso”, quando os votos são provisoriamente anulados e totalizados à parte, até que o TSE julgue o recurso. O PSL identificou o problema e requereu que os votos do candidato fossem retotalizados, o que modificou o quociente partidário do PSL, além do quociente eleitoral.

Com o aumento do quociente partidário, o PSL ganhou, então, o direito a mais uma vaga a deputado estadual, preenchida por Átila Nunes, que obteve 21.366 votos. Até então, quem ocuparia a cadeira seria Rogério Cabral (PSB), que obteve 43.215 votos e havia entrado pela média alcançada pela coligação PSB/PMN. Caso o registro de candidatura de Claudiocis das Ambulâncias seja rejeitado definitivamente pelo TSE, os 10.284 votos do candidato serão anulados, o que obrigará o TRE-RJ a uma nova retotalização.

O quociente partidário é calculado pela divisão dos votos válidos pelo quociente eleitoral, que é o resultado da divisão do número de votos válidos pelas 70 vagas disputadas para deputado estadual. O quociente partidário determina quantas vagas cada partido ou coligação tem direito. Neste cálculo, são desprezados os restos da divisão, o que sempre provoca a sobra de vagas. Há, então, uma regra própria, o da média, para preencher essas sobras. Os votos válidos de cada partido são divididos pelo número de vagas que ele obteve mais um. Quem obtiver o melhor resultado na divisão preenche a sobra de vagas. Apenas os partidos que alcançaram o quociente eleitoral podem disputar as sobras.
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral

Meu carro foi apreendido, e agora?

Ururau

Foto

Proprietários que tiveram seus veículos apreendidos devem apresentar documentos específicos para efetuar a retirada

As constantes blitzes e apreensões de veículos realizadas na cidade, com um considerável número de ocorrências, tem trazido dúvidas aos motoristas. A primeira delas é: E agora, como reaver o meu carro?

Para a retirada do veículo apreendido em blitz, é necessária a apresentação, por parte do proprietário, de cópias e originais de documentos como: Certificado de Registro de Veículo (CRV), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), ofício de liberação do veículo, a ser retirado no CIRETRAN, além do comprovante de pagamento das despesas de estada e reboque, retirado no próprio depósito.

Caso o veículo seja retirado por um representante legal, este deverá estar munido de procuração em cópia autenticada, com assinatura reconhecida firma por autenticidade além de RG e CPF do requerente.

Em caso de veículo pertencente a pessoa jurídica, será necessário, além de toda a documentação apresentada por pessoa física, o CNPJ atualizado, cópia autenticada do contrato social e RG e CPF de um dos sócios.

Já o proprietário que teve o carro rebocado, por estacionar em local proibido, por exemplo, deve comparecer ao depósito público munido do CPF, Identidade, Habilitação, Documento do Veículo, além do Nada Consta, que deve ser retirado no Ciretran, que fica em frente a 134ª DP, no Centro de Campos. Além de colocar os pagamentos em dia, o motorista paga a diária do depósito.

DIÁRIA E REBOQUE
Os valores das taxas de reboque e diária, cobrados pela concessionária Pátio Norte, diretamente ao proprietário e sem ônus para a EMUT, variam de acordo com o porte do veículo.

* Veículos leves – Reboque - R$ 24,00 – Diária – R$ 18,00
* Veículos Médios – Reboque – R$ 77,00 – Diária – R$ 39,00
* Veículos Pesados – Reboque – R$ 140,00 – Diária – R$ 67,00

Os valores serão válidos, para os veículos rebocados dentro do perímetro urbano, quando os serviços forem prestados fora do perímetro urbano, serão cobrados kms excedentes.

Vale lembrar que em casos de veículos apreendidos nos finais de semana ou feriados, o proprietário pagará apenas a diária do primeiro dia útil posterior a apreensão, somente se o veículo for retirado neste dia. Caso contrário, serão cobradas todas as diárias em que o veículo esteve no pátio.

IPVA
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente pelos estados e pelo Distrito Federal e não tem relação direta com prestação de serviços como asfaltamento em ruas, colocação de sinais etc. Trata-se de uma receita da União, Estados ou Municípios utilizada para as despesas normais com a administração, educação, saúde, segurança, saneamento entre outros.

Em caso de atraso no pagamento, serão cobrados juros de 5% nos primeiros 30 dias, 10% para 60 dias, 10%, 15% para 90 dias. Em seguida, cada mês ou fração de atraso no pagamento gera mais 1% de acréscimo no valor do IPVA, mais 25% de multa sobre o valor do mesmo, alem da mora.

Caso o pagamento seja espontâneo, sem ação judicial, não haverá multa.

VEÍCULO MAL CONSERVADO, MOTORISTA MULTADO
O Código Nacional de Trânsito exige que os veículos estejam em bom estado de conservação e regulados adequadamente. Para isso, todos são vistoriados regularmente pelas autoridades de trânsito para uma avaliação dos itens de segurança, verificação da existência dos equipamentos obrigatórios e para análise dos índices de ruído e emissão de gases.

..........................................
Ururau

20/10/2010 16:17

Serra é agredido por petistas na Zona Oeste do Rio




Absolutamente inaceitável ao comportamento de militantes petistas que agredíram fisicamente o candidato José Serra, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Esse tipo de atitude, na reta final do 2º turno, quando os ânimos já estão naturalmente acirrados, além de ser antidemocrática só serve para tumultuar e aumentar a rivalidade.

Entendo que o PT esteja preocupado, porque o momento é de incertezas e de dificuldades para a campanha de Dilma Rousseff. Aqui, no Rio de Janeiro, o nervosismo dos petistas é ainda maior porque estão vendo que o principal aliado, Cabral, com quem contavam para colocar a máquina eleitoral a todo o vapor no estado, está enrolando.

Mas não é com militantes provocando o adversário com xingamentos, que foi como tudo começou em Campo Grande, ou pior, com agressões físicas que a eleição será vencida. Essa agressão a Serra, além de ser um fato condenável, só pode atrapalhar a campanha de Dilma, afinal, com certeza, o episódio será explorado por Serra na televisão, nestes últimos dias da campanha eleitoral.

Mais uma vitória na Justiça

A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro,

por unanimidade, excluiu a mim e à ex-governadora Rosinha Garotinho,

pela quarta vez consecutiva, em ação de improbidade administrativa movida pelo

Ministério Público no caso das ONGs.

Vamos ver se depois da quarta tentativa frustrada,

os promotores da Tutela Coletiva param de fazer perseguição

e que cumpram o seu papel de fiscais da Lei.

Aliás, é de se perguntar: a Tutela Coletiva tão ativa, o que

fez até agora para investigar a s falcatruas de Cabral na saúde?

Fonte: Blog do Garotinho

segunda-feira, 18 de outubro de 2010


Dia do médico: O valor de quem traz a vida nas mãos

Reprodução

Foto

Em 510 anos de existência, independentemente do regime vigente, a saúde não ocupou lugar de destaque em governo algum

Nesta segunda feira (18/10) é comemorado em todo Brasil o dia do médico, mas a classe não tem muito a celebrar.

Antigamente, se atribuía que os melhores salários eram dos médicos, e que os mais elevados níveis sociais eram ocupados por profissionais da Medicina. O Respeito e a imponência do trabalho médico eram reconhecidos e valorizados pelas pessoas, que veneravam esses profissionais como a grande salvação do povo.

Com o passar dos anos, essa realidade mudou consideravelmente. Toda evolução no contexto político e social do Brasil não foi suficiente para que a saúde, assim como a educação, fosse considerada uma prioridade. Em 510 anos de existência, independentemente do regime vigente, a saúde não ocupou lugar de destaque em governo algum.

Anos de descaso adicionado ao ininterrupto crescimento populacional e urbano resultaram em um quadro caótico, onde o profissional é cada vez mais desvalorizado. A cada dia o médico representa um simples e comum soldado com a missão de lutar por salvar a vida de seus pacientes. Com o aumento considerável de profissionais no mercado, o médico chega a ser visto por muitas como mão de obra facilmente substituível, praticando ou não uma medicina de qualidade.

Dados de uma recente pesquisa do Conselho Nacional de Medicina, revela que atualmente, são colocados no mercado de trabalho 8.862 novos médicos, provenientes de 120 faculdades de medicina em todo o país. A pesquisa mostra ainda que a má distribuição de profissionais no país persiste. São 65,9% deles atuando nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentra apenas cerca de 25% da população.

Tudo isso acrescido à escassez de recursos financeiros, materiais e humanos, para manter os serviços de saúde operando com eficiência. Problemas, como atraso no repasse dos pagamentos para os serviços conveniados, baixos valores pagos pelo SUS aos procedimentos médico-hospitalares, entre outros, consolidam o entrave no setor.

Estatísticas da Abramge/Fenaseg, confirmam que são gastos R$ 31 bilhões para cuidar de 35 milhões de segurados, enquanto todo o SUS, para suprir o direito à saúde de mais de 145 milhões de brasileiros gasta quase a mesma quantia. Por essas e outras razões nos encontramos no 124º lugar no ranking da OMS em qualidade de saúde.

É a saúde continuando um sistema embrionário e contraditório, onde nos destacamos mundialmente por nossas pesquisas pioneiras, no combate a Aids, por exemplo, mas não valorizamos nossos profissionais, nem conseguimos dar atendimento básico à maioria do povo.

Fonte: Ururau

..........................................

Comédia: Cissa Guimarães terça no Trianon

16 de outubro de 2010

Na próxima terça-feira, dia 19, a atriz Cissa Guimarães estará no Teatro Trianon com o espetáculo “Doidas e Santas”. A peça, que está em cartaz no Rio, comemorou 100 apresentações no mês de setembro. No palco, Cissa divide as cenas com os atores Giuseppe Oristânio e Josie Antello. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). A classificação indicativa é de 12 anos.

Inspirada no livro homônimo de Martha Medeiros, a peça tem texto de Regiana Antonini e direção de Ernesto Piccolo. A trama conta a história de Beatriz (Cissa Guimarães), uma mulher moderna, psicanalista atuante, e casada com Orlando (Giuseppe Oristanio). Estão juntos há 20 anos, num casamento rotineiro, sem grandes eventos, e são pais da adolescente Marina (Josie Antello).

Beatriz não se sente feliz, acredita que sua história com Orlando já acabou, que a relação perdeu o frescor e que estão juntos somente por acomodação. A partir de uma conversa com sua irmã, a solteirona Berenice (Josie Antello), com quem abre seu coração, Beatriz decide se separar de um previsível, mas inconformado Orlando.

- A comédia mostra a rotina que diversas famílias vivem no dia a dia, com as divertidas crises do casal, de sua filha e da sogra. O público pediu e Cissa estará conosco no dia 19. Esperamos o teatro lotado, para prestigiar esta grande atriz - anuncia a presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.

Câmara discute orçamento de quase R$ 1,9 bi de Campos para 2011 nesta segunda

17 de outubro de 2010

A Câmara Municipal de Campos realiza Audiência Pública nesta segunda-feira (18), a partir das 9h, a fim de discutir o orçamento do município para 2011, que é de aproximadamente R$ 1,9 bilhão. Na sexta-feira (15) terminaram as inscrições e 16 entidades estão habilitadas a participar e apresentar propostas, que podem se tornar emendas no orçamento final.

A proposta de orçamento enviada à Câmara é referente aos poderes Legislativo e Executivo do município, órgãos da administração direta e indireta, empresas e fundos instituídos e mantidos pelo poder público e o orçamento da seguridade social.

“Muito se discute depois que os recursos para cada área já estão definidos. Porém, durante a audiência pública teremos a oportunidade de debater sobre as necessidades do município para cada órgão”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal de Campos, Rogério Matoso (PPS).

Entidades inscritas

Estão inscritas as seguintes entidades para participar da audiência pública desta segunda-feira (18): Associação dos Servidores do Hospital Ferreira Machado; Associação de Moradores de Vila Nova de Campos; Associação dos Moradores e Amigos do Parque Nova Brasília; Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos; Agência de Desenvolvimento Regional do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro; Associação Norte Noroeste Fluminense de Remo; Associação de Enfermagem do Norte Fluminense e; Associação de Ostomizados de Campos dos Goytacazes; Associação de Moradores do Parque São Silvestre; Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira; Associação dos Guardas Civis Municipais de Campos dos Goytacazes, Associação dos Moradores do Xexé; Conselho Municipal de Turismo; Presidente da Obra do Salvador; Instituto Profissional São José e Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – Núcleo Campos.

Proposta orçamentária enviada pelo governo municipal:

A – ADMINISTRAÇÃO DIRETA – ÓRGÃOS

Gabinete do Prefeito 600.000,00

Guarda Civil Municipal 1.792.810,00

Secretaria Municipal Particular 80.000,00

Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC) 3.000.000,00

Defesa Civil Municipal 2.000.000,00

Procuradoria Geral do Município 1.196.500,00

Secretaria Municipal de Governo 971.620,00

Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor 90.000,00

Secretaria Municipal de Adm. e Recursos Humanos 307.604.102,75

Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca 11.000.000,00

Secretaria Municipal de Justiça e Assist. Judiciária 130.000,00

Secretaria Municipal de Comunicação Social 16.000.000,00

Secretaria Municipal de Educação 237.131.172,00

Secretaria Municipal de Finanças 53.000.000,00

Secretaria Municipal de Serviços Públicos 60.000.000,00

Secretaria Municipal de Meio Ambiente 4.500.000,00

Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo 360.000.000,00

Secretaria Municipal de Família e Assistência Social 1.357.000,00

Secretaria Municipal de Saúde 44.563.000,00

Secretaria Municipal de Controle e Orçamento 36.000.000,00

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo 1.000.000,00

Secretaria Municipal de Trabalho e Renda 2.000.000,00

Secretaria Municipal de Cultura 300.000,00

Sub-total – A R$ 1.144.316.204,75

B – ADMINISTRAÇÃO DIRETA – FUNDOS

Fundo Municipal de Transportes 30.000.000,00

Fundo de Desenvolvimento de Campos 20.500.000,00

Fundo Municipal da Infância e Adolescência 4.370.000,00

Fundo Municipal de Assistência Social 47.711.453,99

Fundo Municipal de Saúde 209.000.000,00

Fundo Especial da Guarda Civil 582.320,00

Fundo Municipal dos Direitos Difusos – Procon 375.000,00

Sub-total – B R$ 312.538.773,99

C – ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

Fundação Geraldo da Silva Venâncio – HGG 93.067.800,00

Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima 8.830.000,00

Fundação Dr. João Barcelos Martins 149.724.400,00

Fundação Municipal da Infância e Juventude 8.635.000,00

Fundação Municipal do Esporte 5.000.000,00

Fundação Municipal Teatro Trianon 3.085.000,00

Fundação Municipal Zumbi dos Palmares 1.200.000,00

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Campos – PREVICAMPOS 95.285.000,00

Sub-total – C R$ 364.827.200,00

D – PODER LEGISLATIVO

Câmara Municipal 20.572.306,85

Sub-total – D R$ 20.572.306,85

E – EMPRESAS

Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos – CODEMCA 6.614.500,00

Companhia de Iluminação Pública do Município de Campos – CAMPOS LUZ 19.000.000,00

Empresa Municipal de Habitação – EMHAB 4.000.000,00

Empresa Municipal de Transportes – EMUT 4.611.000,00

Sub-total – E R$ 34.225.500,00

Total (A+B+C+D+E) R$ 1.876.789.985,59

Total Geral do Orçamento R$ 1.876.789.985,59.