terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O desafio de reconstruir a Região Serrana Reprodução de O Globo on line (14h)


18/01/2011 14:10


Esse é o balanço após uma semana, mas há muitos corpos soterrados e pessoas desaparecidas. Não resta dúvida que a devastação foi geral. Vai demorar muitos anos para toda a região estar plenamente recuperada. Várias partes terão que ser reconstruídas do zero, depois de serem removidas toneladas e toneladas de escombros, terra e pedras, trabalho que será também muito longo.

Pra vocês terem uma idéia, no ano passado quando se completou 5 anos da passagem do furacão Katrina, que arrasou a cidade de Nova Orleans, no sul dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama prometeu à população concluir a reconstrução da cidade até o fim do seu mandato, em janeiro de 2013. Terão se passado 8 anos.

É claro que a extensão da área de devastação de Nova Orleans foi maior, quase 500 mil pessoas tiveram que ser evacuadas da cidade. Mas a região Serrana tem o agravante da topografia. Podem imaginar a quantidade de obras complexas que terão que ser realizadas só para conter encostas?

Estão falando em R$ 1 bilhão ou R$ 2 bilhões necessários para a reconstrução dos municípios. Não dá pra se fazer uma estimativa precisa hoje, nem as autoridades sabem ainda toda a extensão dos problemas.

Mas é indispensável que a sociedade fiscalize cada obra, o uso das verbas que chegarem para a reconstrução. As entidades representativas da sociedade, o MP, a Justiça, os parlamentares, a mídia, todos têm o dever de ficar de olhos atentos. A falta de fiscalização da sociedade dá no que lamentavelmente estamos assistindo com essa tragédia que tirou as vidas de 680 pessoas (balanço das 14h). Está na hora da sociedade acordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário