terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Surpresa do Comandante da Defesa Civil
(Atualizado às 10h30) - Na medição realizada às 10h desta terça-feira, a Defesa Civil Municipal constatou que o nível do rio Paraíba em Campós é de 9,67m. Famílias da Ilha do Cunha, no bairro da Pecuária, começaram a ser removidas pelas equipes do órgão. O Subsecretário de Defesa Civil, Edisson Pessanha, disse ao Canpos 24 Horas que, além da Ilha do Cunha, a maior preocupação é com a área do Parque Prazeres, em Guarus, já que o bairro fica no final do dique de concreto. “Uma equipe está no Parque Prazeres para saber se haverá necessidade de uma ação de emergência”, disse Pessanha.
Segundo ainda Pessanha, há previsão de que o rio atinja 11 metros até o próximo final de semana. “O nível de transbordo é de 9,70m. Todos serão levados para escolas municipais”, declarou.
Até às 11 horas desta terça-feira, um caminhão era utlizado pela equipe da Defesa Civil para remoção das famílias da Ilha do Cunha. No local, há também uma equipe da Secretaria Estadual de Governo.
O subsecretário de Defesa Civil Municipal, Edisson Pessanha, comanda as equipes do órgão na Ilha do Cunha(Foto:Campos 24 Horas)
O Comandante da Defesa Civil Municipal, Henrique Oliveira, que declarou ao Campos 24 Horas que a cidade não seria afetada nas próximas 48 horas, revelou ao site da Prefeitura de Campos que está surpreso.
– O Rio Paraíba do Sul nunca subiu com tanta pressa assim, mas o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), formado por diversas secretarias, já está em alerta para atuar em pontos nefrálgicos do município, minimizando o sofrimento da população – disse o secretário, informando que, além de monitorar os níveis dos Rios Paraíba do Sul e Muriaé, a Defesa Civil Municipal também está vistoriando os diques e as algumas ruas, principalmente as baixas, localizadas na Comunidade da Tira-Gosto e no Parque Prazeres.
Henrique esclareceu, ainda, que, caso o nível do Paraíba do Sul atinja 11 metros, uma hipótese não descartada pela Defesa Civil Estadual devido ao volume de água que ainda está por vir dos afluentes, a água começa a transbordar pelos bueiros da cidade. “Como paliativo, nós colocamos sacos de areia”, comentou. De acordo com o secretário, a previsão é de muita chuva para os próximos dias.
Remoção – Cerca de 20 famílias da Comunidade Ilha do Cunha já está sendo removida para a Creche Estadual José do Patrocínio e para o Ciep do Parque Esplanada. Quatro caminhões baú auxiliam na mudança. O subcomandante da Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha, disse que os desabrigados receberão toda assistência da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social.
O Rio Paraíba subiu 1,5 metro nas últimas horas em Campos e surpreendeu a Defesa Civil Municipal, que não esperava que a cidade fosse afetada pelo menos até amanhã(quarta-feira). A medição feita às 8 horas desta terça-feira(3) foi de 9,47m e colocou todas as secretarias municipais em estado de atenção.
O subsecretário municipal de Defesa Civil, Edison Pessanha, falou nesta manhã ao Campos 24 Horas. Ele disse que moradores da Ilha da Cunha foram alertados no início da manhã sobre a necessidade de uma remoção.
“Estamos recebendo muita água através dos rios Pomba, Carangola e Muriaé. Esperávamos um volume menor”, disse.
Edison Pessanha afirmou que as águas de Minas e Rio chegaram com maior rapidez a Campos por já existirem áreas saturadas. “Inicialmente, a única comunidade que nos preocupa é da Ilha do Cunha, já que 90% dos moradores de outras áreas de risco da cidade já estão em casas do Conjunto Morar Feliz”
fonte: Campos 24 Horas
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário