segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Campos será palco da pré-estréia nacional do espetáculo “Maria do Caritó”, com a atriz Lília Cabral. A peça será encenada, no Teatro Trianon, nos dias 3, 4 e 5 de setembro. Além das apresentações, a produção do espetáculo oferecerá, gratuitamente, oficinas para profissionais de teatro do município, cujas inscrições começam nesta segunda-feira (23).

“A peça foi escrita por Newton Moreno, especialmente para Lília, que divide o palco com Leopoldo Pacheco, Fernando Neves, Dani Barros e Silvia Poggetti. A montagem tem direção de João Fonseca, em uma super produção, colocando Campos, também, na rota das grandes estréias”, anunciou a presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.

Maria do Caritó – A comédia conta a história de Maria, que não aguenta mais a solidão em que vive e está decidida a “sair do caritó”, antes de fazer 50 anos, custe o que custar. Ela vive sozinha porque seu pai a prometeu como noiva de São Djalminha, para curá-la de um parto complicado durante o qual teria morrido. A procura pelo pretendente promete muita diversão para o público.

Oficinas e palestras – As três oficinas oferecidas gratuitamente serão ministradas nos dias 31 de agosto, 2 e 3 de setembro, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Duas palestras também farão parte do roteiro de atividades da produção de “Maria do Caritó” junto à comunidade. As inscrições acontecerão a partir desta segunda-feira (23), na diretoria de Teatro do Trianon. Cada interessado só poderá inscrever-se em uma das três oficinas.

Palestras e Oficinas:

Palestra 1 – Direção de Espetáculos

Responsável: João Fonseca

Duração: 1 hora

Vagas: 400

Dia: 31/08/2010

Hora: 16h

Local: Teatro Trianon

Palestra 2 – O Processo de Produção de Espetáculos

da formatação de projetos à prestação de contas

Responsável: Maria Siman

Duração: 2 horas

Vagas: 100

Dia: 01/09/2010 – Hora: 15h

Local: Teatro de Bolso

Oficina 1 – Dramaturgia

Responsável: Fernando Neves

Duração: 4 horas

Vagas: 40

Dia: 31/08/2010

Hora: 14h

Local: Teatro de Bolso

Oficina 2 – Cenografia

Responsável: Nelo Narrese

Duração: 4 horas

Vagas: 40

Dia: 02/09/2010

Hora: 14h

Local: Teatro de Bolso

Oficina 3 – Preparação Corporal Para Montagem De Espetáculo

Responsável: Kika Freire

Duração: 3 horas

Vagas: 30

Dia: 03/09/2010

Hora: 14h

Local: Teatro de Bolso

Fonte: Campos 24 horas

Produtor rural morre depois de carro cair em lagoa e moradores protestam colocando fogo em ponte 23de agosto de 2010
FOTO 1:Moradores observam carro na lagoa / FOTO 2: Moradores colocam fogo em ponte

(Fotos Rone Pereira/Campos 24 Horas e blog Paulo Noel)

Policiais e manifestantes observam o carro do produtor rural na Lagoa da Saudade. Protestos contra o péssimo estado de conservação da ponte

O produtor rural Cleber Martins Barreto, 37 anos, morreu na madrugada deste domingo (22), por volta das 3h, depois de cair com o Gol que dirigia da Ponte de Cajueiro, na Lagoa da Saudade, na divisa entre os municípios de São Francisco de Itabapoana e Campos.

Cleber cultivava abacaxi e morava na localidade de Campelo, em Campos, com a esposa, Ana Paula da Silva Manhães, 30 anos – que acompanhou o resgate do corpo do marido -, e dois filhos do casal: um de 5 anos e outro de 11 anos.

O péssimo estado de conservação da ponte de madeira teria provocado o acidente que vitimou o produtor rural e revoltou moradores da localidade que colocaram fogo na construção utilizando óleo diesel e pneus. Policiais militares e equipes do Corpo de Bombeiros estão local local tentando crontrolar os manifestantes. A última obra de reforma na ponte ocorreu há dois anos durante o governo Alexandre Mocaiber, informou ao Campos 24 Horas uma fonte da Prefeitura de Campos.

Fonte: Campos 24 horas


Nahim se licencia da prefeitura e concorre à reeleição na Presidência da Câmara


A Câmara Municipal de Campos escolhe a composição da Mesa Executiva da Casa para o biênio 2011/2012 na sessão desta terça-feira (24). A convocação da eleição foi feita pelo presidente interino do Legislativo, Rogério Matoso (PPS). O prefeito em exercício de Campos, Nelson Nahim, informou que pedirá licença da prefeitura por algumas horas, apenas para reassumir a presidência da Câmara e concorrer à reeleição, retornando logo depois ao comando do Executivo.

Embora oficialmente ainda não haja a divulgação da chapa ou chapas concorrentes, a tendência é de que ocorra uma composição mista (oposição e situação) e que a atual Mesa Executiva (Nahim, presidente; Matoso, vice-presidente; Altamir Bárbara (PPS), 1º secretário; e Papinha (PP), 2º secretário) seja mantida.

De acordo com a Lei Orgânica do Município (LOM) e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Campos, não haverá necessidade de Nahim ser substituído na prefeitura durante o período em que estiver licenciado para participar da eleição da Mesa Executiva, já que a vacância do cargo só acontece no prazo de 15 dias.

Fonte: Campos 24 horas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TSE rejeita recurso de Rosinha, mas ministro relator diz que pode mudar posicionamento

19 de agosto de 2010

O ministro Marcelo Ribeiro disse que pode mudar a decisão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta quinta-feira (19/08) provimento ao Agravo Regimental impetrado pelos advogados de Rosinha Garotinho. Com a decisão, por unanimidade, Rosinha permanece afastada do cargo de prefeita de Campos e o presidente da Câmara Municipal, vereador Nelson Nahim (PR), continua à frente da prefeitura. O ministro Marcelo Ribeiro, relator do processo, no entanto, disse que pode mudar o posicionamento no julgamento do mérito da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), que afastou a prefeita.

Apenas dois ministros fizeram algumas considerações, tendo os demais acompanhado o parecer contrário do relator, sem justificativas. O recurso tentava modificar uma decisão do próprio ministro Marcelo Ribeiro, que havia negado seguimento a um recurso especial com pedido de liminar para que Rosinha voltasse à prefeitura, em função da decisão do TRE/RJ, que havia determinado o afastamento imediato dela do cargo, sob acusação de abuso de poder econômico por uso indevido de meio de comunicação (entrevista a uma emissora de rádio local, em abril de 2008, quando nem era oficialmente candidata).

Em tese, os advogados de Rosinha deveriam aguardar o julgamento do mérito no TSE. Mas, há rumores de que um novo recurso pode ser impetrado na próxima segunda-feira (23).

Relator diz que pode mudar a decisão

O ministro Marcelo Ribeiro fez questão de enfatizar que a decisão desfavorável à liminar pelo retorno de Rosinha não é uma posição definitiva. “É apenas uma liminar, posso até eventualmente vir a mudar”, disse Marcelo Ribeiro, já que nesta quinta-feira (19) houve apenas uma análise preliminar do caso, tendo observado o relator que, para reformar a decisão do TRE/RJ, demandaria o reexame de fatos e provas, o que não é admitido em sede de recurso especial, mas sim no julgamento do mérito.

Fonte: Campos 24 horas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CCS reúne Associações de Moradores e abre discussão sobre reativação de carceragem

18 de agosto de 2010

Secretário de Administração Penitenciária quando realizava no início do mês vistoria na 134ª DP e anunciava a possibilidade de reativação da carceragem (Foto Carlos Emir)

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Amaro Ribeiro Gomes, se reúne nesta quinta-feira, dia 19, às 10h, na Sala de Multimídia, da Associação Comercial e Industrial de Campos, – ACIC- com os presidentes das Associações de Moradores. Na ocasião, será apresentada a agenda de reuniões para os próximos quatro meses e a convocação da sociedade para participar do Fórum Permanente de Entidades Civis e Organizada para discutir a possível reabertura da Carceragem da 134º DP, conforme foi anunciada no último dia 10, pelo Secretário Estadual de Administração Penitenciária César Rubens de Carvalho, em visita a Campos. Amaro é contra a iniciativa, por entender que é um retrocesso para o município.

Preocupado com está possibilidade, em reunião extraordinária com a diretoria, foi elaborado e encaminhado o oficio para o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, relatando a insatisfação do Conselho em relação a medida anunciada. O presidente Amaro Ribeiro Gomes é contra, já que considera que a reativação do espaço é um retrocesso após anos de luta para desativá-la, pois a mesma é vizinha de uma escola de ensino fundamental, onde mais de 600 alunos estudam diariamente e pelo local ser residencial e comercial.
(fonte Ascom/Acic)

Fonte: Campos 24 horas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Presidente do Conselho de Segurança vai convocar a Sociedade Civil para debate sobre a reativação de carceragem no Centro de Campos

Reunidos nesta quinta, membros do Conselho elaboraram uma nota de repúdio

Membros do Conselho de Segurança se reuniram nesta quinta (Foto Ascom/Acic)

(12/agosto/2010) -O presidente reeleito do Conselho Comunitário de Segurança, Amaro Ribeiro Gomes, se reuniu hoje, dia 12, às 10h, na Sala de Multimídia, da Associação Comercial e Industrial de Campos- ACIC, com membros da diretoria do Conselho, para a primeira reunião, após a posse dada no último dia 4.

A principal discussão foi a reativação da carceragem da 134º DP, no Centro de Campos. O presidente Amaro Ribeiro Gomes considera a reativação do espaço é um retrocesso após anos de luta para desativá-la, pois a mesma é vizinha de uma escola de ensino fundamental, onde mais de 600 alunos estudam diariamente e pelo local ser residencial. A diretoria do Conselho elaborou um oficio de repúdio ao anuncio feito na última terça-feira, dia 10, pelo Secretário Estadual de Administração Penitenciária César Rubens de Carvalho, em visita a Campos, para ser encaminhado ao Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

“Sem contar que é um desrespeito a sociedade, já que durante muitos anos moradores e alunos do colégio de ensino fundamental voltariam a viver sob tensão, pois a carceragem é vizinha da unidade de ensino, e de muitas residências e estabelecimentos comerciais”, comentou Amaro Gomes.

Outro ponto apresentado pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança é que o sistema penitenciário já enfrenta dificuldades com o número reduzido de funcionários e como as autoridades responsáveis iriam disponibilizar de mais homens para manter a segurança desses infratores da lei, já que não disponibiliza de efetivo suficiente para atender as duas unidades existentes, sem contar o Presídio Feminino, que funciona próximo ao Hospital Ferreira Machado.
“Nós do Conselho, já enviamos ofício, em maio deste ano, para o Diretor do Departamento Geral da Policia Civil do Interior do Estado do Rio de Janeiro, Delegado Antônio Carlos de Carvalho, solicitando mais policiais civis para as duas delegacias legais, que também trabalham com um efetivo reduzido, onde a população sofre mais de 10 horas para faze rum registro”, salientou.

Ele acrescentou ainda que se a carceragem voltar para a 134º DP, provavelmente estes policiais civis também irão trabalhar na segurança o que seria mais um desrespeito à população e um passo atrás. Esta redução de efetivo também foi endossada pelo segundo secretário do Conselho, Alcenir Pascouto, que também é coordenador de Segurança e Ordem Pública da Prefeitura de Campo. Pascouto ressaltou que o município fez uma parceria com a Delegacia, mantendo cinco funcionários terceirizados no setor de apoio e administrativo para melhorar a qualidade do atendimento, além de oferecer dois guardar municipais para manter a segurança do IML, (Instituto de Medicina Legal) que funciona no bairro do Caju.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, também ressaltou que irá convocar os membros do Fórum Permanente de Entidades Civis e Organizada para uma reunião em caráter de urgência, ainda este mês, para discutir a situação da reabertura da carceragem da 134ª DP. Participaram ainda da reunião, o presidente do Conselho, o segundo secretário Alcemir Pascouto, o membro do Conselho de Ética Evaldo Malaquias, além do comandante do 8º Batalhão da Policia Militar, Gilmar Barros, que tambem manifestou preocupação com a possível reabertura da carceragem na área central de Campos.

Fonte: Campos 24 horas

Recurso de Rosinha será julgado pelo TSE nesta quinta

11 de agosto de 2010

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma o julgamento de um recurso (Agravo Regimental na Medida Cautelar 154.990) da prefeita afastada de Campos Rosinha Garotinho para esta quinta-feira (12). O Agravo Regimental pede a suspensão dos efeitos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), permitindo o retorno imediato de Rosinha ao cargo de prefeita, até que seja julgado o mérito da ação, no próprio TSE.

Rosinha foi afastada do cargo dia 26 de maio último, após ser condenada por propaganda política fora de época, devido a uma entrevista que deu em uma emissora de rádio local, antes mesmo da realização das convenções partidárias que confirmaram os candidatos concorrentes.

Os advogados da prefeita argumentam, entre outras sustentações jurídicas, que a entrevista concedida por Rosinha não teve potencialidade para interferir na legitimidade do resultado da eleição.

Fonte: Campos 24 horas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Agravo de Instrumento de Rosinha na pauta desta quinta no TSE


O julgamento do Agravo de Instumento do processo AC-154990 da Prefeita de Campos Rosinha Garotinho (PMDB), que foi afastada do cargo depois de decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) está na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para esta quinta-feira (12/08). Nesta quarta-feira (11/08) o processo teve andamento e conforme pode ser constatado no site do TSE (EM ANEXO ABAIXO), foi encaminhado para a mesa do relator original, o Ministro Marcelo Ribeiro.

O julgamento é o terceiro ítem da pauta desta quinta-feira (12/08), no TSE. O Agravo é um pedido para que a Corte reveja a decisão proferida pelo Ministro Marcelo Ribeiro, que não reformou a decisão do TRE, mantendo Rosinha afastada do cargo.

Uma onda de especulações tem tomado conta da cidade de Campos, tornando ainda mais confuso o clima político da cidade, sobretudo as vésperas de eleições para outros cargos. Com isso, fica nítido o clima de tensão. O drama político envolve não somente a Prefeitura da cidade, mas também a Câmara Municipal, já que o Presidente da Casa, Nelson Nahim (PR) é o Prefeito em exercício e o vice-presidente da Câmara, Rogério Matoso (PPS) é quem está à frente da Casa Legislativa da cidade até que uma decisão final seja anunciada, sendo possível até mesmo a convocação de nova eleição, conforme indicava decisão do TRE/RJ.

Os advogados de Rosinha Garotinho apresentaram recurso especial no TRE/RJ que não aceitou e dessa decisão houve o Agravo de Instrumento para o TSE que promoveu portanto, a subida do processo para que possa ser julgado e este chegou as mãos do Ministro Relator Marcelo Ribeiro.

( http://www.tse.gov.br/internet/home/push.htm )

RECURSO FOI NEGADO NO TSE EM JULHO
No dia 05 de julho, O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministro Ricardo Lewandowski negou o recurso da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho e de seu vice, Francisco Arthur de Oliveira, o Dr. Chicão, contra a cassação de seus mandatos. Eles tentavam reverter a decisão do ministro Marcelo Ribeiro que manteve o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), confirmando a cassação e consequente inelegibilidade por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Ao recorrer ao TSE, os políticos alegaram haver o risco de prejuízo de impossível reparação, uma vez que estão impedidos de exercer as funções para as quais foram eleitos. Sustentaram também a possibilidade de prejuízo para a própria comunidade de Campos, pois o TRE determinou a realização de novas eleições no município e “sucessivas alternâncias no exercício da chefia do executivo sempre são traumáticas”.

O entendimento da defesa é a de que a entrevista que Rosinha Garotinho concedeu a um programa conduzido por seu marido, Anthony Garotinho, como pré-candidata no dia 14 de junho de 2008 não teve potencialidade para influenciar o resultado das eleições.

O ministro Marcelo Ribeiro, ao analisar os argumentos, destacou que o TRE analisou as provas e concluiu pelo abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação e, considerando as provas examinadas pelo tribunal, reformar o julgamento demandaria o reexame de fatos e provas, “o que não se admite em sede de recurso especial”.

No entendimento do TRE fluminense, a prefeita e seu vice “foram efetivamente beneficiados por atos de abuso com potencial para desequilibrar o pleito”, o que resultou na condenação de ambos. O ministro Marcelo Ribeiro destacou que condenações deste tipo – por meio de ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) – não podem, em regra, ser suspensas por recursos, devendo a decisão ser executada imediatamente.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

03/08/2010 09:05

Garotinho e Peregrino visitam norte-noroeste



Confiram a nossa agenda, minha e do nosso candidato ao governo do Estado, Peregrino (22), nesta terça (03/08). Vamos inaugurar os comitês de Itaperuna, Natividade e S.José de Ubá. De tarde participaremos de uma carreata em São Fidélis e depois de um comício, organizados pelo candidato a deputado estadual Davi Loureiro (22.789).

Confira a agenda de Clarissa Garotinho em Campos

Sexta feira: 06/08/10
10h- Festa do laço em Tocos – Pista de laço.
15h- Grande reunião no Farol de São Thomé – Club Náutico.
19h- Grande reunião em Conselheiro Josino – Club de Conselheiro.
20h- Grande reunião no Peão.
Sábado: 07/08/10
08h- Reunião com a Juventude do PR – Sede do Partido.
09h- Caminhada pelo Centro até a Alberto Torres.
10h- Inauguração do Comitê na Alberto Torres em frente ao Colégio Batista Fluminense.
14h- Caminhada em Guarús saindo do Jardim Carioca.
15h- Grande reunião no Jardim Carioca – Rua Tancredo Neves nº 198.
16h- Grande reunião no Pq. Lebret.
17h- Grande reunião com no Parque Aurora.
20h- Inauguração do comitê em São João da Barra.